A Brasilfactors, “Joint Venture” entre o China Construction Bank (Brasil) e o FIMBank (Banco Europeu), trouxe o conceito de Factoring Internacional para o mercado brasileiro. Trata-se de um sistema mais simplificado onde são oferecidos os seguintes serviços:
- análise de risco dos importadores;
- cobertura de risco de 100% do valor faturado (valor da invoice);
- prestação de serviços de cobrança e,
- antecipação dos recebíveis sem regresso (risco de crédito).
O exportador brasileiro utiliza os produtos oferecidos pelos bancos, como por exemplo, a cobrança de exportação via correspondentes no exterior. Esta modalidade, porém, não cobre o risco de crédito ou solicita aos importadores a emissão de uma Carta de Crédito (L/C) emitida e confirmada por um banco de primeira linha. Esta modalidade apresenta como desvantagem (além do alto custo de emissão para os importadores) a perda de garantia da mesma pelo exportador, caso haja uma discrepância entre os documentos e a Carta de Crédito.
O exportador, optando pelo Factoring Internacional (pós-embarque), terá a segurança da cobertura do risco (100%), assim como a opção de antecipar os recursos sem direito de regresso (risco de crédito), onde a Brasilfactors efetua o crédito correspondente ao exportador (na moeda da exportação) no banco do exportador, podendo desta forma utilizá-lo para liquidar o ACC (Adiantamento de Câmbio Comprado), caso existente.